UMA NOVA MODALIDADE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA

A oficina pedagógica e o novo ambiente de ensino online

  • Lafayete Gomes Queiroz UNEB
  • Camila Silva Rios UNEB

Résumé

O objetivo deste trabalho é expor o projeto pedagógico desenvolvido para atuação no componente curricular de Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste, discutimos a adaptação do ser professor aos novos meios de ensino, em virtude do contexto atual de pandemia da Covid-19. Bem como, apresentamos as oficinas pedagógicas que foram desenvolvidas com o intuito de expor aspectos relacionados à cultura e às características geográficas dos 9 estados da região Nordeste do Brasil. O público-alvo foi o primeiro ponto delimitado, e subsidiou a construção de todo o plano de atividades. Os participantes foram crianças com idades entre 11 e 12 anos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, do Centro Educacional Bernardina Ferreira da Silva (C.E.B.F.S.), localizado no povoado do Maracujá, situado a 16 km da cidade sede, Serrolândia-BA. A execução das oficinas ocorreu mediante uma carga horária de 30 horas, subdividida em 6 encontros, com atividades síncronas e assíncronas. Para tal, utilizamos a plataforma online do Google Meet, que permite comunicação via voz ou chat, exibição de apresentações, arquivos de áudio e de vídeo, e conta com uma interface de fácil manuseio, tanto para professores quanto para participantes. Por fim, exibimos os resultados adquiridos a partir da ênfase ao local de origem – povoado do Maracujá – com relação aos estados de destino, conforme estipulado no projeto de atuação.

Publiée
03-01-2024