Literatura Oral, Lendas Diamantinenses e Formação Leitora
Résumé
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo proposito foi elaborar um material de apoio para o professor de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. Esse material visa analisar os elementos presentes em uma das narrativas lendárias da cidade de Diamantina-MG, além de sugerir atividades que visam ao incentivo e à leitura de diversos gêneros literários com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão e interpretação do texto no contexto escolar. Elaborou-se um estudo da seguinte lenda: O Tesouro do Padre Brazão (1972). A lenda selecionada é a mais conhecida e possui registro escrito, publicada em meados do século XIX e início do século XX. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, com abordagem qualitativa, pois busca explicar o conceito de literatura oral, apresentar e analisar a lenda citada. A prática de leitura defendida neste trabalho, muito embora os textos trabalhados tenham origem na tradição oral, parte da premissa de que a literatura é relevante na vida do homem, em função de seu caráter humanizador e por seu potencial de construir não só leitores, mas sujeitos capazes de entender o mundo e a si mesmos. Espera-se que o trabalho com esse material possa, por intermédio do trabalho do professor, apresentar ao potencial aluno a literatura como um objeto de fruição, mediante uma imersão literária que permita a ele admirar, sensibilizar-se e explorar ao máximo as sensações propiciadas pelo texto, levando-o a se identificar com os personagens, culturas, épocas, lugares e costumes diferentes, possibilitando que se depare com outras realidades, bem como que tenha uma visão mais ampla e crítica sobre o mundo e a sociedade.
Palavras-chave: Leitura. Lendas diamantinenses. Literatura.