Psicoeducação de professoras: contribuições da teoria cognitivo-comportamental para promoção de saúde mental no contexto escolar

  • Sabrina Torres Gomes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Brasil
  • Fernanda Conceição de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Brasil
  • Lusimara Gonçalves Miranda da Silva Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Brasil

Résumé

O presente artigo relata a experiência vivenciada através da coordenação do projeto de extensão: Educação Psicoemocional de Professores(as), como parte das atividades desenvolvidas no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB). O projeto teve como objetivo trabalhar habilidades de autoconhecimento, autocontrole e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em professores e professoras em formação através da Psicoeducação sobre emoções. O grupo de participantes foi composto por catorze mulheres, doze estudantes do curso de pedagogia, duas professoras recém formadas e duas monitoras do projeto (também estudantes de pedagogia), além da coordenadora. As atividades aconteceram quinzenalmente ao longo de um semestre letivo, tendo sido organizadas em oficinas temáticas sobre as emoções e temas correlatos. Os resultados indicaram a necessidade de promover com maior frequência atividades capazes de proporcionar informações sobre autoconhecimento para professores (as) em formação, que extrapolem os conteúdos teórico-práticos trabalhados durante a graduação, e possam ao mesmo tempo contribuir para a formação humana subjacente à prática profissional, contribuindo para o contato com a realidade escolar de maneira saudável e eficaz.

Palavras-chave: Formação de Professores. Psicoeducação. Teoria Cognitivo- Comportamental (TCC).

Publiée
26-12-2019