Características da família dos estudantes associadas ao desempenho acadêmico no exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE)

Résumé

Com a expansão do Ensino Superior no Brasil, especialmente a partir da década de 1990, cresce a importância de se realizar pesquisas com a intenção de compreender os fatores que podem estar associadas ao desempenho acadêmico. Considerando que as variáveis relacionadas ao desempenho acadêmico são de natureza multifatorial, o objetivo do estudo foi associar o desempenho dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) com as variáveis referentes às características das famílias dos estudantes. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem quantitativa e transversal. Participaram do estudo 15.400 (26,52 ± 6,43 anos de idade). Para a coleta e análise dos dados, foram utilizados os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em especial as variáveis de desempenho na prova e as questões do questionário socioeconômico dos estudantes. Os resultados obtidos apontaram que os estudantes, na qual obtiveram um melhor desempenho foram os que na sua grade familiar, discorre de integrantes que possuem cursos de Pós-Graduação e Ensino Superior, bem como os que fizeram uso de alojamentos e instalações universitárias disponibilizadas pelas Instituições de Ensino. A partir desses e outros achados, o estudo pode contribuir para uma maior reflexão e reformulação, criação e adaptação de Políticas Educacionais a respeito do problema investigado.

Bibliographies de l'auteur

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Licenciando em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (Urca). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (URCA).

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/CNPq).

Publiée
26-12-2019