REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DO DESIGN THINKING E NOVAS ALTERNATIVAS ALIADAS AO BIM PARA O ENSINO DE PROJETO EM ARQUITETURA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO (AEC)
Resumen
A busca por soluções que incorporem novas práticas mais colaborativas ao ensino de projeto nos cursos de graduação em AEC tornou-se cada vez mais frequente no meio acadêmico devido as limitações do ensino de projeto tradicional. A emergente discussão sobre o modelo de ensino praticado até o momento, propõe uma releitura dos processos tradicionais a fim de promover uma ampla integração e simultaneidade entre as fases do projeto. Pois, os profissionais precisam ter habilidades específicas na solução de problemas mal definidos ou complexos comumente encontrados no processo de projeto. Sabe-se que a atividade de projetar possui um processo cognitivo complexo, o qual exige um ambiente de trabalho colaborativo e integrado. Portanto, o ensino de projeto precisa incorporar novos modelos de colaboração e integração no ambiente de aprendizagem. Nesse sentido, várias alternativas tem sido desenvolvidas com o objetivo de aproximar a teoria proposta pela academia com a prática do mercado. Logo, entende-se que a proposição de novos métodos, tais como Design Thinking, Modelo de Projeto Integrado (IPD), Integração Vertical do Projeto, Desenho Paramétrico e Fabricação Digital constituem-se como algumas das novas alternativas para o ensino de projeto.