CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E JOGOS ESCOLARES: UMA INVESTIGAÇÃO NECESSÁRIA
Resumen
Nosso objetivo, neste artigo, é analisar as produções científicas em nível de Pós Graduação que investigam os Currículos de Educação Física para o ensino fundamental, o esporte escolar e os Jogos escolares no período de 2011 a 2020 a fim de inferir o que os resultados evidenciam acerca do tema. Através de buscas nas bases de indexação: Catálogo de Teses e Dissertações – Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações chegou-se aos relatórios de pesquisa utilizados como fonte. Conforme critérios estabelecidos foram selecionados cinco trabalhos: sendo duas teses e três dissertações, que posteriormente, após análise de conteúdo conforme (Bardin, 2016) foram organizadas em três categorias: Educação Física Escolar e Currículo, abrangendo a concepção curricular, o currículo crítico como proponente de autonomia; Políticas públicas do desporto escolar tendo como objeto de estudo a relevância dos jogos escolares e investigando associação ao esporte de rendimento; As possibilidades do esporte escolar frente às fronteiras de gênero. A partir da análise dos resultados dos trabalhos subtende-se que no recorte temporal a que os estudos se reportam não havia igualdade de condições para participação das escolas públicas e dos estados nos Jogos Escolares Brasileiros, ainda, a aura de esporte de rendimento que permeia o intuito do evento de certo modo ressalta a seletividade, o que traz prejuízos aos estudantes por minimizar suas possibilidades. Entendo que os Jogos Escolares Brasileiros que atualmente são nominados de Jogos Escolares da Juventude, carecem de estudos, excepcionalmente quanto a igualdade de gênero nas modalidades esportivas dos Jogos Escolares da Juventude.