MOTIVACIONES QUE INFLUYEN EN LA ESTANCIA DE LOS JÓVENES Y ADULTOS EN LA ESCUELA: ¿QUÉ REVELAN LAS NARRATIVAS DE ESTUDIANTES EN MUTUÍPE MUNICIPLE?

  • Marilene Souza dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria Eurácia Barreto de Andrade Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/Brasil.

Resumen

Este artigo buscou investigadores como motivações que influenciam a permanencia de jovens y adultos que intensifican la conclusión de educação básica. Interessou à pesquisa conhecer as ligações entre trajetórias de vida dos estudantes, retorno a la escuela y desejo de continuar y concluir una modalidad de ensino. Para tanto, o objetivo central pautou-se em compreender, uz luz das narrativas dos estudantes de Colégio Doutor Julival Rebouças, localizado no município de Mutu Bpe-BA, y posibilidades motivos que influyen en una continuidad de juegos, adultos e conclusão da Educação Básica. Assim, os caminhos metodológicos trilhados foram alicerçados y pesquisa de abordagem qualitativa (Minayo, 2001), e pesquisa de campo como aporte balisador (Fonseca, 2002), apoiando y observaçãa de entrevista de semies. (2008) Anlás dos dados fii revestida pela Análise do Conteúdo (Bardin, 2009), que utiliza procedimientos reguladores sistemáticos y objetivos de descripción de contenido de narrativas. Para fundamentar este trabajo, foram utilizados, principalmente, os estudos de Arroyo (2000); Freire (1991, 1996); Ghiraldelli Junior (2008), dentre outros que contribuem for melhor compreender / explicar A problemática em pauta. Por meio das narrativas de quatro estudantes matriculados no educação de Jovens e Adultos (EJA), por perodo igual o superior a doos, por lo que se puede inferir que una primera escuela evasão escolar resultante de prejuicios económicos y sociales, Recuperar o tempo perdido sin infancia, conseguir melhores inserta no mercado de trabalho formal, autonomía social e resgate da autoestima. S esso essas perspectivas que impulsionam os esforços em torno da permanência.

Biografía del autor/a

Maria Eurácia Barreto de Andrade , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/Brasil.

Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Centro de Formação de Professores (CFP). Doutora em Educação (UA).

Publicado
03-05-2020