INFLUÊNCIA DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO
Abstract
No decorrer dos últimos anos, a inteligência artificial (IA) vem ganhando espaço em diversos campos, e na educação essa realidade não seria diferente. O uso da IA na educação, possibilita que o aluno tenha acesso a essas tecnologias, permitindo uma potencialização dos seus conhecimentos, de forma que o professor possa criar planos e atividades, remodelando as relações educacionais e inovando suas metodologias. O objetivo desse artigo é verificar os avanços da IA nos últimos anos, e problematizar de que maneira elas estão sendo empregadas no ensino e aprendizagem. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa de caráter bibliográfico, visando elencar subsídios teóricos, a partir de artigos de periódicos (consultados na Periódicos da Capes e Scielo) e livros da Biblioteca Pearson, possibilitando entendermos os avanços e os empregos da IA no ensino, foram selecionadas quinze publicações ao longo dos últimos anos com aderência a relevância da IA no ensino e a problematização dos professores com relação a essa temática. A revisão de literatura feita no presente artigo possibilitou verificar que há poucas publicações de publicações envolvendo a temática, todavia, existe um forte potencial da IA na problematização em sala de aula, permitindo que o aluno aprenda de forma significativa, pois a IA mostra-se como ferramenta potencializadora da informação.