Aplicação de metodologia Problem-Based Learning a partir do ponto de vista do professor
Abstract
O presente artigo apresenta as reflexões de um docente no desenvolvimento da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning) em uma disciplina de Psicofarmacologia. O PBL caracteriza-se por apresentar um problema que não apresenta uma solução pré-definida e não se foca muito na resolução do problema em si, mas sim no empenho de propor soluções. A partir dos registros das ações realizadas e de um processo de reflexão do resultado delas, foi possível ao docente avaliar o processo de implementação de uma metodologia ativa de aprendizagem. A principal característica da aplicação do PBL é a necessidade de mudança de mentalidade e comportamento do professor, pois o mesmo precisa criar um ambiente onde o processo de aprendizagem passa a ser centrado no estudante, e o docente precisa instigá-lo a aprender, demonstrando a importância e desenvolvendo sua autonomia. A utilização de metodologias que aproximem o estudante das situações que ele encontrará na sua vida profissional garante um maior engajamento deles nas aulas. O estudo aqui apresentado evidenciou a importância da inclusão de metodologias ativa em salas de aula, pois a capacidade dos estudantes aprenderem é melhor desenvolvida. Entretanto, como não há uma fórmula pronta para uso dessas metodologias, o entendimento, a escolha e o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem exigem uma grande dedicação do professor durante todo o processo de ensino.
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