O ensino voltado as constantes da física, tais como gravidade local , constante da mola e coeficiente de dilatação volumétrica
Abstract
O objetivo desse trabalho é aborda a importância das constantes físicas através de alguns experimentos simples o qual se remete a medição da constante elástica, a constante gravitacional e a dilatação volumétrica. O trabalho foi desenvolvido com seis alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola publica estadual Maria Salete de Gusmão onde o mesmo foi realizado em quatro encontros de cinquenta minutos. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de levar os alunos a construírem significados físicos para algumas constantes. Os principais resultados encontrados no desenvolvimento desse projeto foi que os alunos conseguiram perceber que as constantes têm uma relevante importância por trás de uma modelagem matemática, onde elas quebram as proporcionalidades apresentadas matematicamente. Portanto podemos afirmar que o presente artigo mostra que é relevante para pratica didática e formação do conhecimento, a fim de gerar um saber construtivo e solido na vida escolar do aluno e na didática do professor de física.
Literaturhinweise
VASQUES, Rafael. Modelagem cientifica de fenômenos físicos e o ensino de física: Física na Escola. v. 9, n. 1, p. 10-14, 2008.
LOIOLA, Jussara. Uma abordagem sócio-crítica da modelagem matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.55-68, jul. 2009.