INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ANÁPOLIS, GOIÁS, NO CONTEXTO PANDÊMICO (2020-2021)
Abstract
Este artigo analisa os impactos da pandemia no contexto da relação ensino-aprendizagem em um colégio de Ensino Médio, na cidade de Anápolis, Goiás. O eixo para compreender esse problema diz respeito à inclusão social e digital. O objetivo foi o de investigar as ações promovidas por um colégio estadual durante a pandemia, no contexto das aulas remotas. O recorte temporal refere-se aos anos de 2020 e 2021. Para alcançar esse objetivo, empregou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Procurou-se analisar os conceitos de exclusão e inclusão até se chegar à discussão sobre exclusão e inclusão digital. Foi abordado, ainda, o processo de construção normativa que regulamentou o ensino remoto tanto no Brasil quanto em Goiás. Para tanto, foram analisados documentos orientadores encaminhados pela Coordenação Regional de Educação para os colégios estaduais. De acordo com a análise dos documentos e de demais dados coletados junto à instituição de ensino, ficou claro que, por mais que o Regime de Aulas Não Presencias seja uma tentativa de garantir o direito à educação, esse formato não conseguiu atender às demandas reais de aprendizagem dos alunos.