INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ANÁPOLIS, GOIÁS, NO CONTEXTO PANDÊMICO (2020-2021)

Autor/innen

  • Cinara Miranda Chaves PPGE-FacMais/Brasil
  • Marcelo Máximo Purificação UniFimes
  • Elisângela Maura Catarino UNIFIMES

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v5i1.492

Abstract

Este artigo analisa os impactos da pandemia no contexto da relação ensino-aprendizagem em um colégio de Ensino Médio, na cidade de Anápolis, Goiás. O eixo para compreender esse problema diz respeito à inclusão social e digital. O objetivo foi o de investigar as ações promovidas por um colégio estadual durante a pandemia, no contexto das aulas remotas. O recorte temporal refere-se aos anos de 2020 e 2021. Para alcançar esse objetivo, empregou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Procurou-se analisar os conceitos de exclusão e inclusão até se chegar à discussão sobre exclusão e inclusão digital. Foi abordado, ainda, o processo de construção normativa que regulamentou o ensino remoto tanto no Brasil quanto em Goiás. Para tanto, foram analisados documentos orientadores encaminhados pela Coordenação Regional de Educação para os colégios estaduais. De acordo com a análise dos documentos e de demais dados coletados junto à instituição de ensino, ficou claro que, por mais que o Regime de Aulas Não Presencias seja uma tentativa de garantir o direito à educação, esse formato não conseguiu atender às demandas reais de aprendizagem dos alunos.

Veröffentlicht

2023-11-12

Zitationsvorschlag

MIRANDA CHAVES , Cinara; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; MAURA CATARINO, Elisângela. INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ANÁPOLIS, GOIÁS, NO CONTEXTO PANDÊMICO (2020-2021). Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 7, n. 1, p. v5i1.492, 2023. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v5i1.492. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/492. Acesso em: 5 juli. 2025.