O CONHECIMENTO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE ALIENAÇÃO PARENTAL

  • Thamyres Alexandra Silva Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Felipe Pereira da Cruz
  • Isabelle Diniz Cerqueira Leite
  • Maria Valéria de Oliveira Correia Magalhães

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi compreender como a alienação parental é compreendida no contexto escolar por professoras do Ensino Fundamental I, observando se as profissionais estão instruídas sobre a temática, e se identificam os efeitos da alienação parental no desenvolvimento do aluno e em seu rendimento escolar. Foram realizadas entrevistas individuais com duas professoras da referida etapa de ensino, de uma escola da rede particular de ensino da Região Metropolitana de Recife. Os resultados demonstram a falta de conhecimento, por parte das professoras, em relação ao fenômeno da alienação parental, indicando pouca compreensão para o reconhecimento de casos no ambiente escolar, e a falta de capacitação destes profissionais para lidar com o fenômeno, fazendo com que seja escassa a elaboração de estratégias de atuação frente à problemática. Isso indica a necessidade de capacitação para as professoras sobre essa temática.

Veröffentlicht
03-01-2024