Psicologia da Educação: análise do estatuto espistemológico
Abstract
A Psicologia consiste na Ciência Humana devotada à persecução de recursos os quais possibilitem a compreensão do homem através de seu comportamento, facilitando, assim, a convivência consigo mesmo e com o outro. Ela se diferencia das demais ciências humanas por ter como objeto o estudo da subjetividade: é esse seu modo particular, específico de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana. A Psicologia da Educação é um dos ramos da Psicologia voltado estritamente ao estudo de problemas psíquicos relacionados à educação, em especial, problemas de aprendizagem, motivação e ajustamento escolar. Visa, precipuamente, a compreender e aperfeiçoar os fenômenos de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo verificar a importância que a Psicologia da Educação tem durante os problemas no fenômeno da aprendizagem. Para esse fim, nos aspectos metodológicos foi utilizada natureza básica, abordagem qualitativa, sendo caracterizada como pesquisa exploratória e bibliográfica. Concluiu-se que a Psicologia da Educação tem contribuído de forma efetiva na renovação dos métodos de ensino, na modificação das formas de aprendizagem e nos objetivos educacionais e, para que o educador possa compreender o desenvolvimento do processo de aprendizagem no educando, é de fundamental importância que ele tenha uma formação adequada na área da Psicologia da Educação. Somente com base nos conhecimentos sobre a maneira como se desenvolve a aprendizagem é que o educador poderá compreender o educando nas situações de dificuldade. Por fim, para tornar-se um educador especialista e eficiente requer tempo e experiência.