O livro didático e suas contribuições para o ensino religioso

  • Maria da Penha Lima da Silva Universidade Federal da Paraíba - Brasil
  • Danielle Ventura de Lima Pinheiro Universidade Federal da Paraíba - Brasil
Palavras-chave: Ensino Religioso, Livro Didático, Leitura

Resumo

O livro didático é uma importante ferramenta de trabalho utilizada pelos professores e manuseada diariamente pelos alunos. No caso do Ensino Religioso, este material didático vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, pois sai, paulatinamente, de um caráter prosélito para uma leitura plural do fenômeno religioso, consequência de um esforço contínuo de instituições como o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), que vem dando um novo direcionamento para as abordagens que precisam ser desenvolvidas em sala de aula tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). Estudar o livro didático para o  Ensino Religioso, atentando para suas peculiaridades, limitações e capacidade de incentivo à leitura é o objetivo deste trabalho. Para tanto, partiu-se de um estudo de autores que atentam para essas questões próprias deste recurso metodológico, como também se refletiu sobre as abordagens mais específicas, destinadas ao Ensino Religioso.  De antemão, o estudo propiciou a apresentação tanto das especificidades do livro didático nesta área do conhecimento, suas utilizações nem sempre adequadas ao que o aluno precisa como também foi capaz de ressaltar os seus pontos positivos partindo, especialmente, da obra de Carniato (2009) como apta a atender ao que vem sendo refletido pelos profissionais da área sobre a proposta para o Ensino Religioso.

Referências

ABREU, Gilton. O ensino religioso como instrumento para minimizar as desigualdades sócio-educacionais no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Teologia) Faculdades EST, São Leopoldo, 2009 (p. 38-61).
BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. Ensino religioso na escola: o papel das ciências das religiões. Doutorado (Ciências da Religião). PUC-GO, GOIÂNIA, 2010.
CARNIATO, Maria Inês. A Religião no Mundo. Ed. Revista e Ampliada. 6º ano Professor. Paulinas. 2009.
CASTRO, Amélia D. de. A Trajetória Histórica da Didática. Série Ideias, n.11. São Paulo: FDE, 1991 p.15-25. In >.Acessado em 20 de março de 2006.
COELHO, Maria Efigênia. Educação e Religião como elementos para a superação da Intolerância Religiosa. Integração e Relação na Compreensão do Ensino Religioso. Dissertação (Mestrado em Teologia), Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
FIGUEREDO, Anísia de Paulo. O Ensino Religioso no Brasil: tendências, conquistas, perspectivas. 2 edição. Petrópolis RJ: Vozes, 1996. (Coleção Ensino Religioso Escolar. Série Fundamentos).
______. Ensino Religioso: perspectivas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes. 1995. (Coleção ensino religioso escolar. Série fundamentos).
FREITAG, B.; COSTA, W. F.; MOTTA, V. R., O livro didático em questão. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1989.
GOMES, Eunice Simões Lins et al. As Lendas nos Livros Didáticos: uma análise mítica. (Orgs). FERREIRA, Santos Marcos. GOMES, Eunice Simões Lins. Educação & Religiosidade: imaginários da diferença. Ed. Universitária UFPB. 2010.
JUNQUEIRA, Sergio. O processo de Escolarização do Ensino Religioso no Brasil. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
Publicado
12-10-2017