MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO COM ACADÊMICOS DE ZOOTECNIA

  • Elis Regina Costa Universidade Federal de Goias - Regional Catalão

Resumo

O objetivo do presente estudo era investigar a motivação de acadêmicos do segundo período do curso de zootecnia de uma Instituição de Ensino Superior. Os participantes foram 28 alunos do curso de Zootecnia  de uma Instituição de Ensino Superior pública do interior goiano, com faixa etária entre 17 a 30 anos, 10 (35,7%) e 18 (64,3%) do sexo feminino e do masculino respectivamente. Foi utilizada a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de alunos Universitários  e duas questões abertas sobre motivação no curso referido. Não foi observada relações significativas entre as variáveis gênero, opção de curso e reprovação em alguma disciplina entre si e com a idade e a escala de motivação. Os dados das questões abertas apontaram o corpo docente como portador de aspectos que desmotivam os participantes a cursar Zootecnia. Sugestões para futuras pesquisas são apontadas.

Palavras-chave: Ensino Superior; Motivação extrínseca; Motivação intrínseca;

Publicado
04-04-2018