Aplicação de metodologia Problem-Based Learning a partir do ponto de vista do professor

  • Tiago Rafael Sausen União Educacional de Cascavel

Abstract

O presente artigo apresenta as reflexões de um docente no desenvolvimento da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning) em uma disciplina de Psicofarmacologia. O PBL caracteriza-se por apresentar um problema que não apresenta uma solução pré-definida e não se foca muito na resolução do problema em si, mas sim no empenho de propor soluções. A partir dos registros das ações realizadas e de um processo de reflexão do resultado delas, foi possível ao docente avaliar o processo de implementação de uma metodologia ativa de aprendizagem. A principal característica da aplicação do PBL é a necessidade de mudança de mentalidade e comportamento do professor, pois o mesmo precisa criar um ambiente onde o processo de aprendizagem passa a ser centrado no estudante, e o docente precisa instigá-lo a aprender, demonstrando a importância e desenvolvendo sua autonomia. A utilização de metodologias que aproximem o estudante das situações que ele encontrará na sua vida profissional garante um maior engajamento deles nas aulas. O estudo aqui apresentado evidenciou a importância da inclusão de metodologias ativa em salas de aula, pois a capacidade dos estudantes aprenderem é melhor desenvolvida. Entretanto, como não há uma fórmula pronta para uso dessas metodologias, o entendimento, a escolha e o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem exigem uma grande dedicação do professor durante todo o processo de ensino.

Literaturhinweise

AMBROSE, S.; BRIDGES, M.W.; DIPIETRO, M.; LOVETT, M.C.; NORMAN, M.K. How learning works: Seven Research-Based Principles for Smart Teaching. San Francisco: John Wiley & Sons, 336 p., 2010.

ANDERSON, L. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revision of Bloom`s taxonomy of educational objectives. New York: Longman, 2001.

BIGGS, J. Enhancing teaching through constructive alignment. Higher Education, v. 32 (3), pp. 347 – 364, 1996.

BIGGS, J. What the students does: Teaching for enhanced learning. Higher Education Research & Development, v 18 (1), pp. 57 – 75, 1999.

BOUD, D.; FELETTI, G. (Ed). The Challenge of Problem Based Learning. 2nd ed. London: Kogan Page, 1999;

CAPON, N.; KUHN, D. What׳s so good about problem-based learning? Cognit Instr, 22, (1), p. 61-79, 2004.

DOCHY, F.; SEGERS, M.; VAN DEN BOSSCHE, P.; GIJBELS, D. Effects of problem-based learning: a meta-analysis. Learn Instr, 13 (5), p. 533-568, 2003.

DUCH, B.J.; GROH, S.; ALLEN, D.E. (Ed). The Power of Problem–Based Learning. Virginia: Stylus Publishing, 2001.

HALADYNA, T. M. E RODRIGUEZ, M. C. Developing and validating test items. New York, NY: Routledge, 2013.

LOYENS, S.M.M.; JONES, S.H.; MIKKERS, J.; VAN GOG, T. Problem-based learning as a facilitator of conceptual change. Learn Instr, 38, p. 34-42, 2015.

MELO, B.C.; SANT’ANA, G. A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino-aprendizagem. Com. Ciências Saúde. 23 (4), 327-339, 2012.

POURSHANAZARI, A.A; ROOHBAKHSH, A.; KHAZAEI, M.; TAJADINI, H. Comparing the long-term retention of a physiology course for medical students with the traditional and problem-based learning. Adv Health Sci Educ, 18 (1), p. 91-97, 2013.

RIBEIRO, Luis Roberto. The Pros and Cons of Problem-Based Learning from the Teacher ’s Standpoint. Journal of University Teaching & Learning Practice. 8, (1) Article 4, 2011

STEVENS, D.D.; LEVI, A J. Introduction to rubrics. An Assessment Tool to Save Granding Time, Convey Effective Feedback and Promote Student Learning. Sterling, VA: Stylus, 2005

VERNON, D T; BLAKE, R L. Does problem-based learning work? A meta-analysis of evaluative research. Academic Medicine, 68, (7), p. 550-63, 1993.

WALKER, A.; LEARY, H. HMELO-SILVER, C. E.; ERTMET, P.A. (Ed). Essential readings in Problem-Based Learning. West Lafayette: Purdue University Press, 2015.

YEW, EHJ; GOH, K. Problem-Based Learning: An Overview of its Process and Impact on Learning. Health Professions Education. 2, (2), p.75-79, 2016.

Veröffentlicht
01-08-2018