REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DO DESIGN THINKING E NOVAS ALTERNATIVAS ALIADAS AO BIM PARA O ENSINO DE PROJETO EM ARQUITETURA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO (AEC)

  • Aline Valverde Arrotéia UNIALFA
  • Gustavo Garcia do Amaral KU University/Estados Unidos
  • André Leme Fleury USP/Brasil

Resumo

A busca por soluções que incorporem novas práticas mais colaborativas ao ensino de projeto nos cursos de graduação em AEC tornou-se cada vez mais frequente no meio acadêmico devido as limitações do ensino de projeto tradicional. A emergente discussão sobre o modelo de ensino praticado até o momento, propõe uma releitura dos processos tradicionais a fim de promover uma ampla integração e simultaneidade entre as fases do projeto. Pois, os profissionais precisam ter habilidades específicas na solução de problemas mal definidos ou complexos comumente encontrados no processo de projeto. Sabe-se que a atividade de projetar possui um processo cognitivo complexo, o qual exige um ambiente de trabalho colaborativo e integrado. Portanto, o ensino de projeto precisa incorporar novos modelos de colaboração e integração no ambiente de aprendizagem.  Nesse sentido, várias alternativas tem sido desenvolvidas com o objetivo de aproximar a teoria proposta pela academia com a prática do mercado. Logo, entende-se que a proposição de novos métodos, tais como Design Thinking, Modelo de Projeto Integrado (IPD), Integração Vertical do Projeto, Desenho Paramétrico e Fabricação Digital constituem-se como algumas das novas alternativas para o ensino de projeto.

Biografia do Autor

Aline Valverde Arrotéia, UNIALFA

Professora e pesquisadora nos temas relacionados à Cidades Inteligentes, Novas Linguagens Digitais, Building Information Modeling (BIM), Gestão de Projetos e Gestão da interface Projeto-Obra. Doutora pelo Departamento de Construção Civil e Urbana na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2016-2022).Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON) na Universidade Federal de Goiás (2011-2013).

Gustavo Garcia do Amaral, KU University/Estados Unidos

Professor Pesquisador na University of Kansas, School of Architecture and Design. Diretor do KU Sports and Leisure Program, Membro permanente da Union Internationale des Architectes (UIA) Sports and Leisure Working Group, Membro permanente da International Association for Sports and Leisure Facilities (IAKS) Arena Specialist. Doutor em Architecture Technology pelo Georgia Institute of Technology, School of Architecture (2023), mestre em Architecture Technology pelo Georgia Institute of Technology, School of Architecture (2018), mestre em projeto de arquitetura pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2013), bacharel em arquitetura pela Universidade Católica de Goiás (2007). Afiliado ao Global Alliance of Technological Universities - Cities of the Future fellow (2017). Fundador - Urban Sapiens - Inteligência de Mercado e diretor Técnico da Sapiens Inteligência Construtiva.

André Leme Fleury , USP/Brasil

Professor Associado na Universidade de São Paulo atuando nos contextos da Engenharia de Produção (Poli), Design (FAU) e Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Inovação. Desenvolve pesquisas nas áreas de empreendedorismo e design. Graduado em engenharia de produção pela USP, mestre em engenharia de produção pela UFSC e doutor em engenharia de produção pela USP com período sanduíche na Universidade de Cambridge.

Publicado
30-10-2023