ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Autores

  • Renan Gonçalves Barbosa UFMS

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v5i1.488

Resumo

O presente artigo configura-se como um ensaio teórico baseado em uma revisão bibliográfica sobre as vertentes teóricas educacionais no Brasil e a forma como a educação de modo geral e a Educação Infantil brasileira organizou-se. O objetivo do trabalho é trazer de maneira sucinta algumas ideias que formaram o pensamento pedagógico brasileiro, os rumos e perspectivas da Educação Infantil, bem como sua organização atual. A educação no Brasil sempre foi regida por diversas correntes e perspectivas teóricas. A história da educação no país revela que várias correntes teóricas e filosóficas permearam o âmbito educacional, fazendo com que chegássemos ao modelo de educação que dispomos atualmente. Nesse sentido, pensar a respeito dessas perspectivas teóricas e dos autores e filósofos que difundiam os ideais fundamentais para o processo de constituição da organização educacional é de suma importância para compreendermos os caminhos que a educação brasileira percorreu e os rumos que ela deve tomar. A partir do levantamento teórico aqui exposto, tem-se como pretensão o desenvolvimento de um estudo científico que explore de maneira mais efetiva as questões levantadas, debruçando-se mais ainda na relação entre as bases teóricas educacionais e filosóficas e os cursos de formação de professores, especificamente aos cursos de pedagogia e as políticas de educação para a infância no Brasil.

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

BARBOSA, Renan Gonçalves. ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 12–01, 2023. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v5i1.488. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/488. Acesso em: 5 jul. 2025.