PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES ACERCA DO PERÍODO PANDÊMICO DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v5i1.484

Resumo

A psicomotricidade é considerada uma ferramenta de extrema importância para a Educação Física, uma vez que possibilita ao professor promover o desenvolvimento de aspectos inerentes ao ser humano, como o cognitivo, motor e social. O objetivo do presente estudo é descrever a percepção de professores de Educação Física sobre o desenvolvimento da psicomotricidade durante a Pandemia de covid-19. Quanto a metodologia, foi aplicado um questionário on-line para 20 professores de Educação Física do ensino público e privado. Os principais resultados encontrados foram: I) dificuldades encontradas para ministrar as aulas, 18 professores citaram adversidades enfrentadas e 2 não encontraram dificuldades; II) introdução de atividades psicomotoras nas aulas de Educação Física, 80% utilizam jogos (recreativos, individuais etc.), dança (brincadeiras cantadas), brincadeiras com a família, circuito motor e vídeos e 20% relataram não introduzir atividades psicomotoras em suas aulas. III) pontos positivos da psicomotricidade durante a Pandemia, 75% relataram conseguir aplicar conteúdo psicomotor em suas aulas e observaram feedback positivo no desenvolvimento motor dos alunos. Portanto, concluímos que de acordo com os professores de educação física a psicomotricidade foi muito relevante nas aulas de Educação Física durante a Pandemia, ela foi capaz de auxiliar no desenvolvimento do aluno, nos diferentes segmentos da vida, como motor, cognitivo, emocional e social.

Publicado

2024-01-03

Como Citar

HAVENA ROSENDO LOPES, Manuela; FARIAS FERNANDES RIBEIRO DA SILVA, Íngride; MARTINS DE ANDRADE, Charles Jhonatan; TEIXEIRA DE PINHO, Silvia. PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES ACERCA DO PERÍODO PANDÊMICO DE COVID-19. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v5i1.484. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/484. Acesso em: 5 jul. 2025.