CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E JOGOS ESCOLARES: UMA INVESTIGAÇÃO NECESSÁRIA

  • Wania Costa da Silva Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Natália Cristina Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Nosso objetivo, neste artigo, é analisar as produções científicas em nível de Pós Graduação que investigam os Currículos de Educação Física para o ensino fundamental, o esporte escolar e os Jogos escolares no período de 2011 a 2020 a fim de inferir o que os resultados evidenciam acerca do tema. Através de buscas nas bases de indexação: Catálogo de Teses e Dissertações – Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações chegou-se aos relatórios de pesquisa utilizados como fonte. Conforme critérios estabelecidos foram selecionados cinco trabalhos: sendo duas teses e três dissertações, que posteriormente, após análise de conteúdo conforme (Bardin, 2016) foram organizadas em  três categorias: Educação Física Escolar e Currículo, abrangendo a concepção curricular, o currículo crítico como proponente de autonomia; Políticas públicas do desporto escolar tendo como objeto de estudo a relevância dos jogos escolares e investigando associação ao esporte de rendimento; As possibilidades do esporte escolar frente às fronteiras de gênero. A partir da análise dos resultados dos trabalhos subtende-se que no recorte temporal a que os estudos se reportam não havia igualdade de condições para participação das escolas públicas e dos estados  nos Jogos Escolares Brasileiros, ainda, a aura de esporte de rendimento que permeia o intuito do evento de certo modo ressalta a seletividade, o que traz prejuízos aos estudantes por minimizar suas possibilidades. Entendo que os Jogos Escolares Brasileiros que atualmente são nominados de Jogos Escolares da Juventude, carecem de estudos, excepcionalmente quanto a igualdade de gênero nas modalidades esportivas dos Jogos Escolares da Juventude.

 

Biografia do Autor

Wania Costa da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário UNIRG (2008). Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Brasil Central (2014). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) .Tem experiência na área de Educação.

Natália Cristina Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Pós-Doutorado em História da Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) (2023); Doutorado em Educação, na linha de pesquisa História e Políticas Educacionais - UEPG (2018).  Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Ponta Porã (CPPP); e, do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) / UFMS - Três Lagoas (CPTL).

Publicado
20-07-2023