O trabalho do professor de educação especial itinerante: uma revisão sistemática

  • Osni Oliveira Noberto da Silva Universidade do Estado da Bahia/Brasil.
  • Gildison Alves de Souza Universidade do Estado da Bahia/Brasil.
  • Theresinha Guimarães Miranda Universidade Federal da Bahia/Brasil.
  • Miguel Angel Garcia Bordas Universidade Federal da Bahia/Brasil.

Resumen

O objetivo do presente estudo foi verificar por meio de revisão sistemática as produções acadêmicas acerca do trabalho itinerante do professor de Educação Especial. Nas buscas realizadas, foram encontradas 497 produções acadêmicas. Após a leitura dos títulos foram selecionados 36 estudos. Após serem analisados os resumos os estudos foram reduzidos para 13 e depois dos trabalhos lidos na íntegra chegamos ao total de 9 textos, sendo 8 Dissertações de Mestrado e 1 Tese de Doutorado. As nove produções acadêmicas escolhidas foram defendidas em seis Universidades, sendo cinco públicas e uma instituição privada e dois Centro Universitários, sendo duas instituições privadas. Em relação a distribuição regional das pesquisas temos cinco produzidos na região Sudeste (todos do estado de São Paulo), um na região Sul (estado do Rio Grande do Sul), um no Centro Oeste (no estado de Goiás) e um na região Norte (no estado do Pará). Não foi encontrado nenhum estudo produzido em Instituições de Ensino Superior da região Nordeste.

Biografía del autor/a

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia/Brasil.

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA) e integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Gildison Alves de Souza , Universidade do Estado da Bahia/Brasil.

Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação e Contemporaneidade, ambos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

Theresinha Guimarães Miranda , Universidade Federal da Bahia/Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Miguel Angel Garcia Bordas , Universidade Federal da Bahia/Brasil.

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Publicado
01-04-2020