Motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola: o que revelam as narrativas dos estudantes do município de Mutuípe?

  • Marilene Souza dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria Eurácia Barreto de Andrade Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/Brasil.

Resumo

Este artigo buscou investigar as motivações que influenciam a permanência de jovens e adultos na escola para a continuidade e conclusão da Educação Básica. Interessou à pesquisa conhecer as ligações entre trajetórias de vida dos estudantes, retorno à escola e desejo de continuar e concluir a modalidade de ensino. Para tanto, o objetivo central pautou-se em compreender, à luz das narrativas dos estudantes do Colégio Doutor Julival Rebouças, localizado no município de Mutuípe-BA, os possíveis motivos que influenciam a permanência de jovens, adultos e idosos na escola para a continuidade e conclusão da Educação Básica. Assim, os caminhos metodológicos trilhados foram alicerçados na pesquisa de abordagem qualitativa (Minayo, 2001), e a pesquisa de campo como aporte balisador (Fonseca, 2002), apoiando-se na observação e entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados (Gil, 1999; 2008). A análise dos dados foi revestida pela Análise do Conteúdo (Bardin, 2009), que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das narrativas. Para fundamentar este trabalho, foram utilizados, principalmente, os estudos de Arroyo (2000); Freire (1991,1996); Ghiraldelli Junior (2008), dentre outros que contribuem para melhor compreender/explicar a problemática em pauta. Por meio das narrativas de quatro estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por período igual ou superior a dois anos, foi possível inferir que a primeira evasão escolar resultou de prejuízos econômicos e sociais, e o retorno à escola representou a chance de recuperar o tempo perdido na infância, conseguir melhores inserções no mercado de trabalho formal, autonomia social e resgate da autoestima. São essas perspectivas que impulsionam os esforços em torno da permanência.

Biografia do Autor

Maria Eurácia Barreto de Andrade , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/Brasil.

Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Centro de Formação de Professores (CFP). Doutora em Educação (UA).

Publicado
03-05-2020