Epistemologia, ciência e saber na educação em/para os direitos humanos no Brasil: um olhar a partir do bem viver

UNA MIRADA DESDE LA BUEN VIVIR

  • Natália de Oliveira Melo Universidade Federal de Pernambuco/Brasil.
  • Timothy Denis Ireland Universidade Federal da Paraíba/Brasil.

Resumo

O presente texto foi escrito diante do amplo cenário de violências humanas e ambientais e por isso busca analisar a educação em/para os Direitos Humanos à luz do Bem Viver. Tendo em vista a degradação ambiental ao qual chegamos no século XXI, acreditamos que procedimentos educativos pautados nos Direitos Humanos podem agregar à sociedade, pois qualquer modo de vida é sustentando por práticas educativas. Como objetivo geral colocamos: discutir como a educação em/para os Direitos Humanos pode contribuir para uma prática pautada no Bem Viver. E como objetivos específicos: compreender a educação em/para os Direitos Humanos no Brasil; identificar os desafios de uma prática de educação em/para os Direitos Humanos no atual cenário brasileiro. Para isso, estudamos através de uma abordagem qualitativa, bibliográfica, exploratória, vislubrando serem esses os melhores caminhos para uma pesquisa nas ciências sociais e humanas. Dessa forma, percebemos que a educação em Direitos Humanos pode forjar sujeitos individuais e coletivos que mudem as realidades de marginalização através de práticas de transformações e de resistências e que é um grande desafio procurar vivenciar práticas educativas pautadas em/para os Direitos Humanos no atual cenário brasileiro onde as situações de violências estão emerjindo e proliferando. Logo é imprescindível que as atuais práticas de educação se guiem pela defesa e promoção dos Direitos Humanos e da Natureza.

Biografia do Autor

Natália de Oliveira Melo, Universidade Federal de Pernambuco/Brasil.

Professora substituta na Universidade Federal de Pernambuco graduada em Pedagogia (UFPE), Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (UFPB).

Timothy Denis Ireland , Universidade Federal da Paraíba/Brasil.

Professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Letras e Língua Inglesas (English Language and Literature) pela Universidade de Edimburgo (1971), mestrado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1978) e doutorado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1988). Atualmente é professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) e coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação de Jovens e Adultos. 

Publicado
03-05-2020