Estratégias de enfrentamento utilizadas por professores do ensino médio em situação de estresse

  • Hiolly Cristina Lucena Universidade Estadual do Piauí/Brasil.
  • Camila Siqueira Cronemberger Freitas Universidade Estadual do Piauí (UESPI)/Brasil

Resumo

O respectivo estudo teve por objetivo geral investigar as estratégias de enfrentamento utilizadas por professores do ensino médio em situações de estresse, os objetivos específicos foram conhecer os fatores que estão causando situação de estresse, investigar as estratégias utilizadas pelos professores para enfrentar tais situações e analisar as implicações dessas situações estressoras no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo-exploratório. A amostra foi composta por 10 professores de uma escola pública estadual da cidade de Teresina no Piauí, para a coleta foi realizada um questionário sociodemográfico e entrevista-semiestruturada. Os dados apontaram que os professores usaram estratégias focalizadas no problema, como: parar e analisar a situação, falar baixo com os alunos, respirar fundo, dialogar, mudar os alunos de lugar e manter autoridade dentro de sala de aula, em busca de diminuir ou sanar com o fator estressor de forma mais rápida e as focalizadas na emoção, como: rezar, fazer exercícios físicos e ouvir música, para alterar o estado emocional procurando diminuir ou regular a sensação desagradável causada pelo estresse. Dessa forma, este estudo procura promover o conhecimento de como os professores podem se proteger desses fatores estressantes, auxiliando não somente o próprio sujeito, como também a sociedade de maneira geral, visto que esta profissão possui um valor enorme para o desenvolvimento de uma nação.

Biografia do Autor

Camila Siqueira Cronemberger Freitas , Universidade Estadual do Piauí (UESPI)/Brasil

Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Doutoranda (2019/2022) e Mestra (2010) em Educação, com área de pesquisa em Educação Especial e Inclusiva, pela Universidade Federal do Piauí.

Publicado
01-04-2020