Alfabetização de alunos com deficiência intelectual a partir de Metodologias Ativas

Resumo

O presente escrito tem o objetivo de revisar a literatura disponível acerca das possibilidades metodológicas para alfabetização de estudantes com deficiência intelectual. Nessa perspectiva as metodologias ativas se apresentam como possibilidades flexíveis para adaptações nesse processo. Dessa forma, foi realizada uma revisão de literatura em produções disponíveis no Catalogo de Teses & Dissertações da Capes, utilizando pesquisa de cunho exploratório. Nesse segmento foram pesquisados os seguintes descritores: “metodologias ativas, alfabetização, estudantes com deficiência intelectual”. Foram encontrados dois tipos de metodologias ativas que tratam especificamente da alfabetização do público alvo nos últimos cinco anos; o jogo e a instrução por pares nos últimos cinco anos, uma sobre o jogo como metodologia ativa para alfabetização e a intrução por pares. A abordagem teórica desse escrito se pauta na teoria histórico-cultural, através da interação social para ensino aprendizagem, preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934). Os resultados desse trabalho, apresentam duas possibilidades de adaptações das metodologias ativas como estratégia para alfabetização de estudantes com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Edna Leandro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Brasil

Professora, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- PPGEdu/FAED/UFMS (2019) . Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(2019). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Futura/FAVENI (2018). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017); Ensino Médio Regular (2012). 

Nelson Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Brasil

Mestre e Doutorando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor de LIBRAS na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS - Câmpus Ponta Porã, graduado em Ciências Biológicas (UFMS).

Publicado
30-12-2019
Seção
Dossiê (2019): Inclusão e Diversidade (Finalizado)