A importância da motivação e do treinamento nas organizações

  • Ana Paula Teodora Gomes Cati Tecnologia - Goiás /Brasil
Palavras-chave: Motivação, Organização, Treinamento

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de descrever a influência da motivação e o impacto do treinamento nas organizações. É um trabalho de caráter bibliográfico, em que se busca a associação entre a motivação e os resultados de treinamentos aplicados nas organizações. A motivação poderá ser intrínseca ou extrínseca e possibilita verificar o quanto um profissional está disposto a investir na organização em que trabalha mediante o desempenho das tarefas executadas. Os treinamentos dentro das organizações são importantes para a melhoria da qualidade dos colaboradores; consequentemente, eles podem apresentar melhores resultados no desempenho de suas atividades. Os treinamentos bem planejados e executados, aliados à motivação e iniciativa (atitude) dos treinandos poderão gerar bons resultados, implicando no retorno esperado por parte das organizações que investiram na qualificação/treinamentos de seus colaboradores.

Referências

ABBAD, G. S. Um modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento no trabalho - IMPACT. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
ABBAD, G., P. R.; PANTOJA, M. J.. Avaliação de treinamento: análise da literatura e agenda de pesquisa. Revista de Administração – USP, 38(3), 181-91, 2003.
ABBAD, G. S.,; BORGES-ANDRADE, J. E.. Aprendizagem humana em organizações de trabalho. Im: ZANELLI, J.C. ; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A.V. B. (Orgs.). Psicologia organizações e trabalho no Brasil Porto Alegre: Artmed, 2004.
ABTD. O retrato do treinamento no Brasil. 2008/2009. Revista T&D Inteligência Corporativa, 162, 2009.
AZEVEDO, L. P. S.. Comprometimento e bases de poder como preditores de impacto de treinamento no trabalho em contact center. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1997
BEZERRA, L. H.. Levantamento das Necessidades de Treinamentos. RH, Desenvolvimento, 2003. Disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Artigo/3683/levantamento-das-necessidades-de-treinamentos.html Acesso em 18/11/2014.
BORGES-ANDRADE, J. E. . Desenvolvimento de medidas em avaliação de treinamento. Revista Estudos de Psicologia, 7 (especial), 31-43, 2002.
CHIAVENATO, I.. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
COSTA, A. B.. História e Evolução do Treinamento e Desenvolvimento. 2014 Disponível em: Acesso em: 15/11/2014.
DEPIERI, M. A.. Impacto de educação corporativa: Educação continuada em processos educativos – FORFOR. Dissertação de mestrado, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência de Informação e Documentação, Universidade de Brasília, 2006.
DUBRIN, A. J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
FREITAS, I. A., BORGES-ANDRADE, J. E. ABBAD, G. S., PILATI, R. (2006). Medidas de impacto de TD&E no trabalho e nas organizações. In: BORGES-ANDRADE, J. E; ABBAD, G.; MOURÃO, L. (org.). Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas (pp. 489-504). Porto Alegre: ArtMed, 2006.
GONDIM, S.M.G.; SILVA, N. Motivação no trabalho. In: Zanelli, J. C.; Borges-Andrade, J. E.; Bastos, A.V. B (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LACERDA, E. R. M.; ABBAD, G.. Impacto do treinamento no trabalho: investigando variáveis motivacionais e organizacionais como suas preditoras. Revista de Administração Contemporânea, 7(4), 77-96, 2003.
MARQUES, J. R.. Qual a diferença entre motivação intrínseca e extrínseca? 2015. Disponível em < http://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-motivacao-intrinseca-e-extrinseca/> Acesso em 11/07/2015
MENESES, P. P. M., ZERBINI, T.; ABBAD, G. . Manual de Treinamento Organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2010.
RÉGIS, H. P.. A motivação dos professores do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba para participarem do programa de qualidade: um exame com base na teoria da expectância. Dissertação de Mestrado. Recife - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal de Pernambuco, 2000.
ROBBINS, S. P.. Comportamento Organizacional. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
RODRIGUES, A. G. . A natureza da participação e suas implicações no Impacto de Treinamento no Trabalho. Dissertação de Mestrado. Brasília: Instituto de Psicologia – Universidade de Brasília, 2000.
VASCONCELLOS, J. E.. Como Planejar e Executar um Treinamento. 2013. Disponível em: . Acesso em 16/11/2014.
Publicado
12-10-2017