Atuação do profissional do Serviço Social na Educação Especial

  • Naila Muhammad El Abed Prefeitura Municipal de Nova Andradina - Mato Grosso do Sul /Brasil
Palavras-chave: APAE, Educação Especial, Serviço Social

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de caracterizar a atuação do profissional do serviço social na educação especial, especificamente na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), verificando as suas atribuições em prol da garantia dos direitos sociais da pessoa com necessidades especais. Para isso, foi realizada uma análise descritiva de projetos realizados que envolvem as pessoas com deficiências bem como suas famílias, articulando ações em prol dos estudantes que frequentam a APAE e entrevistas com duas profissionais do serviço social dessa instituição. É possível sugerir que o profissional do serviço social desempenha um papel importante na APAE sendo que as profissionais entrevistadas demonstram comprometimento com a população atendida e têm desenvolvido um trabalho ancorado no Projeto Ético-Político do Serviço Social. Seus projetos procuram atender as vulnerabilidades sociais e territoriais, as fragilidades nos vínculos afetivos e as construções de relação de poder.

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8069, 1990.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial, 1998.
______. Lei de Diretrizes e Base de 1961 - Lei 4024 de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso: 28 mai. 2017.
______. Código de Ética Profissional de Serviço Social. Brasília, Atlas 1993.
______. Lei Orgânica da Assistência Social. Lei n° 8742 de 07 de dezembro de 1993.
______. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências Lei no. 8.662, de 7 de junho de1993.
CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) – Resolução CFESS nº 273, de 13 de março de 1993, Código de Ética do Assistente Social).
______. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Série: Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. Brasília, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IAMAMOTO, M. V. O trabalho do assistente social frente às mudanças do padrão de acumulação e de regulação social. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1: Crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Brasília: CEAD,1999.
______. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LUNA, Maria Aline Ladim. As contribuições do serviço social para a pessoas com deficiência no contexto escolar. Revista Interfaces: Vol. 3(11), pp. 87-94. Julho, 2016.
Mazzotta MJS. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 2 ed. São Paulo: Cortez; 1999.
MUNHÓS, Patrícia Souza; PEREIRA, Rejane. A política de educação de inclusão das pessoas com deficiências e a atuação do assistente social. Revista Maiêutica em Serviço Social, Indaial, v. 3, n. 1, p. 7-11, 2015.
PEREIRA, Olívia et al. Educação especial: atuais desafios. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
SALABERRY, Neusa T. Machado. A APAE educadora: na prática de uma unidade da APAE de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUCRS, 2007.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos.3º. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Publicado
10-10-2017