Orientação vocacional em uma Universidade pública do Estado de Minas Gerais: um olhar para o futuro

  • Izabel Cristina Taceli Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG - Brasil.
  • Geisiane Rodrigues dos Santos Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG - Brasil.

Resumo

Este artigo tem por objetivo central descrever as ações de extensão para orientação vocacional de alunos que estão finalizando o Ensino Médio de Escolas Públicas na cidade de Frutal – MG. E que tem a finalidade de promover a integração com a UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais – MG” e prepará-los para os exames vestibulares, mas necessariamente possibilitar a escolha profissional em um cenário de constantes mudanças devido o surgimento de novas profissões. Os objetivos específicos deste projeto de extensão são de promover a integração de alunos do ensino médio com a universidade, despertando o potencial voltado para as profissões, valorizando-as, ao mesmo tempo em que também reconhece suas limitações, identificar possibilidades de atuação no mercado de trabalho, entrevistar diferentes profissionais, propiciar a partir das dificuldades relacionadas à escolha de cada um e auxilia-los na vida social e a se prepararem para enfrentar uma ocupação. Este artigo pautado na metodologia qualitativa para discutir as questões apresentadas pelos participantes, empregando a abordagem psicanalítica, por se tratar de uma associação com as aptidões e desejos do sujeito. Assim, o desenvolvimento proposto baseou-se no intuito de obter maior reflexão e conhecimento vivencial dos jovens a respeito de conceitos apropriados a temática como a diversidade de profissões, como fazer a escolha profissional, estarem atentos ao mercado de trabalho e adquirir um desejável autoconhecimento e, fortalecendo as relações saudáveis, no âmbito profissional e pessoal e, consequentemente apresentar habilidades importantes para um bom profissional.

Publicado
29-12-2017