A escola como espaço de separação de classes sociais: uma reflexão às perspectivas elitista e igualitária

Autores

  • Givaldo Carlos Candrinho Universidade Pedagogica

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i3.87

Resumo

O presente artigo pretende abordar uma temática actual sobre a escola, como espaço de separação de classes sociais fazendo uma reflexão às perspectivas elitista e igualitária. O currículo é a construção sóciocultural e histórica, da forma de organizar um conjunto de práticas educacionais que dependem de vários condicionalismos e de interesses conflituosos. Nesta senda a nossa reflexão centra-se no seio do seu efeito separador entre as classes sociais, com análise as perspectivas elitista e igualitária, em que na primeira o currículo está virado para a classe alta em detrimento da classe baixa e na segunda, caracterizar-se por ser um pouco quanto abrangente. Para tal, nos propusemos a trazer uma abordagem qualitativa, na medida em que se faz uma análise crítica sobre o currículo e, explicativa, na medida em que procuramos explicar o efeito separador de classes sociais do currículo educacional. A luz desta análise, olhando para às teorias tradicionais, a nossa reflexão, conclui que as duas ideologias, não respondem a problemática das diferenças sociais advindas do currículo.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

CANDRINHO, Givaldo Carlos. A escola como espaço de separação de classes sociais: uma reflexão às perspectivas elitista e igualitária. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 4, n. 3, 2020. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i3.87. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/87. Acesso em: 25 jul. 2025.