Diálogos sucessivos e ensino por projeto: análise comparativa de estratégias de ensino nas aulas de língua inglesa

  • Leticia Maria dos Santos Grangeiro Instituto Federal do Amapá
  • José Claudio Del Pino UNIVATES, Lajeado, RS – Brasil.
  • Marli Teresinha Quartieri UNIVATES, Lajeado, RS – Brasil
  • Miriam Inês Marchi UNIVATES, Lajeado, RS – Brasil.

Resumo

: O presente estudo trata da utilização das estratégias de ensino Diálogos Sucessivos e Ensino por Projetos, fazendo uma análise comparativa e apresentando os resultados e impressões obtidas em cada uma delas. Tais estratégias foram desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá, campus Santana, envolvendo a turma de 1º ano do ensino médio integrado ao técnico do curso de Comercio Exterior. As estratégias foram aplicadas em momentos distintos no decorrer do primeiro semestre do ano de 2017, apontando resultados significativos, principalmente, no que diz respeito a interação social e acadêmica com os alunos e professores e como essa interação pode impactar nos demais ramos da vida escolar do educando. A utilização das estratégias são formas de envolver os alunos em disciplinas que, muitas vezes, consideram menos atraentes, com o objetivo de modificar a percepção da turma sobre determinado conteúdo, que pode ser considerado difícil e acaba por se tornar um mero decorar de fórmulas e conceitos.

Publicado
25-08-2020