AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Débora Soares Uespi

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v5i1.464

Resumo

O trabalho do profissional de apoio escolar é imprescindível na assistência de alunos público-alvo da educação especial, uma vez que este assume o papel de estimular o desenvolvimento de habilidades e autonomia do aluno, bem como favorece a inclusão escolar do mesmo. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura baseada em produção especializada, através da consulta de periódicos e artigos científicos selecionados nas bases de dado Scielo, Pepisc e Lilacs, utilizando-se, para a busca, descritores como: profissional de apoio escolar, autismo, inclusão escolar e contribuições, nas quais foram encontradas 8 artigos e dissertações publicadas entre o período de 2011 a 2021. O objetivo deste artigo é analisar as contribuições do profissional de apoio escolar na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino regular. Os resultados indicam que a atuação do profissional de apoio escolar tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento das potencialidades do aluno com transtorno do espectro autista, bem como para a efetivação da inclusão escolar do mesmo, no entanto, também evidenciam a escassez de produções científicas a respeito da temática.

Publicado

2024-01-03

Como Citar

SOARES, Débora. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v5i1.464. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/464. Acesso em: 26 jul. 2025.