EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA ALFABETIZAR E LETRAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Resumo

O presente artigo, com abordagem qualitativa, construído no contexto do ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19, visou analisar as ações docentes de uma professora que atua no 1º ano do Ensino Fundamental durante o período de ensino remoto. A partir deste estudo de caso, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada virtualmente, foram analisadas as suas falas relacionadas à sua rotina docente, os recursos digitais adotados para ensinar e, especialmente, como ocorreu o processo formativo para aquisição dos conhecimentos necessários para a atuação durante o ensino remoto. As respostas da professora indicam que as novas tecnologias para o processo de alfabetização e letramento podem contribuir para a aprendizagem, desde que seja disponível a todos os alunos, tendo em vista as limitações dos recursos tecnológicos de diversas famílias. Quanto à autoformação e formação continuada, tais processos permitiram que professora pudesse refletir sobre suas ações pedagógicas e ampliar as possibilidades de uso de variadas ferramentas digitais utilizadas no dia a dia.

Biografia do Autor

Pollyanna Cristina Costa Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora pedagoga da Prefeitura Municipal de Fortaleza-CE, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFDPAR), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Leonardo Alves Ferreira, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Professor Pedagogo da Prefeitura Municipal de Fortaleza-CE. Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Pedagogia.

Publicado
03-01-2024