As ações das instituições religiosas dentro do sistema prisional das regiões Sul/Sudeste do brasileiro nos últimos dois anos na perspectiva de ressocialização: uma revisão bibliográfica

  • Ediene Valéria Dourado Guimarães Pereira Universidade do Estado da Bahia/Brasil.
  • Sandra Célia Coelho Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia/Brasil.

Resumo

No contexto atual, percebe-se que diferentes instituições começaram a discutir melhorias no sistema prisional brasileiro. As problemáticas que afligem estes espaços deixaram de ser debatidas somente por estudiosos da área jurídica, adentrando a outras áreas do conhecimento, a exemplo das ciências humanas e das religiões. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar/pontuar quais as propostas de ressocialização que as instituições religiosas do Sul/Sudeste fazem dentro do sistema prisional brasileiro nos últimos dois anos. Com a seguinte questão norteadora: Quais as ações das instituições religiosas dentro do sistema prisional do Sul/Sudeste brasileiro na perspectiva de ressocialização nos últimos dois anos? Tendo como abordagem metodológica uma revisão bibliográfica/descritiva de literatura no banco de teses e dissertações da CAPES, fazendo um mapeamento das regiões sul/sudeste e dos trabalhos que correspondem à temática com descritores religião, sistema prisional e ressocialização das Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas). Diante das análises, foram registrados momentos de cerimônias religiosas e espaços confessionais, uma disputa de poder entre as igrejas e conversões de almas. Práticas que ferem a lei de liberdade religiosa. Assim, em apenas um trabalho identificou-se uma Capela Ecumênica, apresentada como um espaço de oportunidades das diversas religiões.

Biografia do Autor

Sandra Célia Coelho Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia/Brasil.

Professora na Universidade do Estado da Bahia UNEB – Campus XII, graduada em Ciências Sociais (UNIVALE), especialista em Sociologia (UFMG), Doutora e mestra em Ciências da Religião (PUC/GO), Pós-doc em Educação e Contemporaneidade (UNEB).

Publicado
25-08-2020