Perfil dos egressos do curso de odontologia da Universidade de Gurupi-TO: um estudo com formandos dos anos de 2014 a 2018

  • Vinicius Lopes Marinho Universidade de Gurupi/Brasil.
  • Vilander Viana Siel Universidade de Gurupi/Brasil.
  • Victor Michell Almanza Universidade de Gurupi- UNIRG

Resumo

A Identificação dos perfis profissionais e estudos de acompanhamento de egressos consistem em uma forma eficiente de organizar o processo de formação profissional e avaliação curricular de uma Instituição de Ensino Superior. Este estudo tem o objetivo de investigar o perfil dos egressos dos últimos cinco anos do curso de Odontologia da Universidade de Gurupi. Para a avaliação foi aplicado um questionário eletrônico através do google docs que foi enviado através do endereço eletrônico. Para a análise foi utilizado método quantitativo, onde foi efetuada análise descritiva dos dados, parece licito afirmar que a maioria atua em consultório próprio, sobre o número de atendimentos realizados por semana, a maioria declarou realizar entre 20 e 40 atendimentos. Conclui-se então que ao serem questionados se trabalham com convênios ou credenciamentos a maioria responderam não trabalhar com os mesmos. Destaca-se que os egressos que participaram da pesquisa atuam principalmente nos estados do Tocantins, Pará, Goiás, Bahia, Mato Grosso. Mediante ao ganho mensal, foi questionado sobre a satisfação financeira dos egressos e verificou-se que a maioria estão satisfeitos com seu ganho mensal. É necessidade da implantação na grade curricular do curso de Odontologia as disciplinas de empreendedorismo e Marketing e Administração foi sugerida por maior parte dos respondentes.

Biografia do Autor

Vinicius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi/Brasil.

Doutorando em Ensino pela UNIVATES, Mestre em Ciências da Sáude pela UFT, docente do curso de Psicologia e Odontologia da Universidade de Gurupi-UNIRG.

Vilander Viana Siel , Universidade de Gurupi/Brasil.

Graduado em Odontologia pela Universidade de Gurupi- UNIRG.

Victor Michell Almanza , Universidade de Gurupi- UNIRG

.

Publicado
03-05-2020