Nas tramas do fracasso escolar: relato de uma experiência de estágio em psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i4.287

Resumo

RESUMO: Este trabalho constitui-se em um relato de experiência referente ao estágio curricular em psicologia, vinculado à uma universidade federal, realizado em uma escola da rede pública estadual de ensino. Este relato busca apresentar e discutir os múltiplos elementos apreendidos na experiência do estágio, os quais tramam a produção do fracasso escolar nesta instituição. Percorre-se a construção deste fenômeno, por meio de práticas inerentes ao cotidiano escolar, passando pelo cenário macro estrutural da educação pública e sua ingerência sobre este, como aspectos específicos que envolvem o referido locus de estágio. O estágio teve duração de dois semestres, com doze horas semanais na escola, onde foram realizadas observações em salas de aula, leitura de documentos produzidos pela escola e sobre a escola, conversa com docentes, participação em conselhos de classe e oficinas com estudantes no contraturno escolar. O principal recurso utilizado pela estagiária foi o diário de campo, onde eram registradas observações, escutas, dados de pesquisa e reflexões teóricas.  A partir da formação profissionalizante de estudantes de psicologia para atuação na educação básica, considera-se de extrema importância uma leitura problematizadora acerca da história da educação pública brasileira, o reconhecimento da realidade escolar em sua complexidade, bem como a análise dos complexos elementos que compõem as queixas escolares e as dificuldades no processo de escolarização.

Biografia do Autor

Apoliana Regina Groff, Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil.

Mestra e Doutora em Psicologia (UFSC), docente do Departamento de Psicologia da da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2020-05-03

Como Citar

LOBO, Julia Polizeli; GROFF, Apoliana Regina. Nas tramas do fracasso escolar: relato de uma experiência de estágio em psicologia. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 4, n. 3, 2020. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i4.287. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/287. Acesso em: 25 jul. 2025.