Interfaces Educação e Direitos Humanos: Relatos de formação docente com as ‘cineconversas’

Resumo

O texto tem por finalidade abordar as interfaces da formação docente atrelada aos direitos humanos aplicados às infâncias, a partir de ‘cineconversas’ em um programa de pós-graduação em políticas públicas e formação humana. Neste sentido e convencidos da necessidade de ampliar os discursos acerca dos direitos das crianças e adolescentes para além do campo político e judicial, buscou-se fornecer subsídios didáticos-pedagógicos para os profissionais das áreas educativas, especialmente professores, para que pudessem aprofundar-se do tema.  Com auxílio de artefatos culturais, como os filmes e fazendo uso do que chamamos  de “personagens conceituais” (DELEUZE, GUATTARI, 1992) buscamos ‘conversar’ em torno da questão e fomentar ‘práticasteorias’ de formação humana e docente em diálogo com os direitos humanos. Em nossos encontros, com a metodologia da conversa (MATURANA, 2001), buscamos compreender as complexas relações existentes nos mais diferentes ‘espaçostempos’ e para isso ‘vemosouvimossentimospensamos’ os filmes: “Garotos Selvagens”, “A invenção da infância”, “Escolarizando o mundo”, “Infância sob controle”, “Quando a casa é a rua” e “O contador de histórias”. A partir desses enredos e tramas, tecemos ‘conhecimentossignificações’ acerca dos direitos humanos e seus desdobramentos na sociedade.

Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Brasil.

Coordenador Pedagógico e professor nas redes pública e privada do RJ, graduado em Geografia (UFRJ), Mestre em Educação (PPGEDU/UERJ), Doutorando em Educaçã (PROPED/UERJ).

Thamy Lobo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Brasil.

Revisora e Docente na Associação Beneficente São Martinho, graduada em Letras (Universidade da Cidade), Mestranda em Educação (PPGEDU/UERJ).

Renata de Oliveira Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Brasil.

Graduada em Pedagogia (UERJ), Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras (IFRJ), Mestranda em Educação (PPGEDU/UERJ). 

Maria Cecilia Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Brasil.

Professora Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni/UFF), graduada em Pedagogia (UERJ), Mestre em Educação (PROPED/UERJ), Doutoranda em Educação (PROPED/UERJ), Bolsista Capes (PROEX).  

Publicado
03-05-2020