Religiosidade, espiritualidade e saúde: uma incursão nos trabalhos acadêmicos das áreas das ciências humanas e da saúde nas universidades públicas da região Sul do Brasil

  • Karen Luisa Chaves Souza Universidade do Estado da Bahia/Brasil.
  • Sandra Célia Coelho Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia/Brasil.

Resumo

O presente estudo visa analisar os conceitos de religiosidade e espiritualidade, e sua influência na saúde de acordo as concepções dos autores das universidades públicas da região sul nos últimos 05 anos. Trata-se de uma revisão na literatura do tipo integrativa, onde a busca procedeu por trabalhos nacionais, disponíveis nos repositórios eletrônicos das universidades estaduais e federais da região sul do Brasil, publicados nos últimos 05 anos. Foram encontrados 31 estudos, distribuídos em três categorias: Religiosidade e espiritualidade de acordo a visão dos autores do Sul do Brasil; Impactos da religiosidade e espiritualidade no processo saúde-doença; Perfil dos estudiosos da região sul sobre essa temática. Mesmo encontrando essa quantidade de estudos sobre a temática ainda é necessário buscar ampliar a pesquisa nessa área, pois a religiosidade e espiritualidade possuem impacto significativo no processo saúde-doença.

 

Biografia do Autor

Sandra Célia Coelho Gomes da Silva , Universidade do Estado da Bahia/Brasil.

Professora na Universidade do Estado da Bahia UNEB – Campus XII, graduada em Ciências Sociais (UNIVALE), especialista em Sociologia (UFMG), Doutora e mestra em Ciências da Religião (PUC/GO), Pós-doc em Educação e Contemporaneidade (UNEB).

Publicado
03-05-2020