Voltando aos exames de admissão ao ginásio (1930-1970): a relação entre a matemática dos exames com a matemática a ensinar e ensinada nas escolas

  • Késia Caroline Ramires Neves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Brasil
  • Fernanda Cristina Martins Martti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Brasil
  • Dina Elizabete Alfonso Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Brasil

Resumo

O presente artigo trata de resultados de uma metanálise realizada sobre trabalhos acadêmicos de perspectiva histórico-investigativa, os quais discutiram acerca da implantação e desenvolvimento dos exames de admissão ao ginásio realizados no Brasil entre 1930 a 1970. Focaliza o papel desses exames no contexto educacional da época e, principalmente, busca evidenciar a relação da matemática que era exigida nos testes com a matemática que era programada e ensinada nas escolas, ou seja, discute a possível relação entre a matemática dos exames e a matemática a ensinar e ensinada. A metanálise se concentrou em 3 dissertações que foram encontradas no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Realizada essa etapa, um dos resultados obtidos foi de que não havia dissonância quanto à matemática a ensinar no primário e aquela que era exigida nas provas. Dessa forma, foi possível constatar a não imposição dessa política avaliativa para que mudanças ocorressem ao programa de ensino da matemática do primário. Porém, os exames surtiram outros efeitos importantes sobre a escola, tais como: fora aumentado em um ano a fase dos primeiros anos escolares, sendo o quinto e último destinado à preparação dos alunos para os testes; outro indício encontrado foi de que os exames teriam influenciado a prática de ensino da matemática dos professores do primário. Assim, há elementos para o aprofundamento de novas pesquisas direcionadas ao debate acerca dos efeitos dos exames nacionais junto ao trabalho do professor.

Publicado
26-12-2019