Diversidade linguística e a noção de adequação aplicada ao ensino da escrita no processo de alfabetização

  • Geiza Gimenes Saraiva Centro Universitário de Mineiros/Brasil
  • Stefânia Nunes de Sousa Centro Universitário de Mineiros/Brasil

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo estudar os reflexos da noção de adequação no ensino da escrita, durante o processo de alfabetização. Para isso, buscou i) levantar a noção de adequação nos PCNs de Língua Portuguesa; ii) relacionar a noção de adequação com o fenômeno da variação linguística; e iii) discutir a escrita no processo de alfabetização na sua relação com o letramento. Para tanto, adotou a pesquisa bibliográfica, sob a forma de estudo bibliográfico. Os resultados demonstraram que a escrita não deve estar vinculada à noção de adequação, uma vez que a escrita é heterogênea, assim como a linguagem, de modo que reflete os usos que o falante faz da língua nas suas distintas realizações. Logo priorizar uma única variedade linguística para atender às exigências fundadas na variedade culta da língua é desconsiderar as práticas sociais de leitura e escrita que a criança leva para escola, além de negligenciar a diversidade linguística que se vivencia nesse espaço, lugar fundamentalmente plural. Assim, adequar é discriminar, ignorar a pluralidade social, cultural e linguística. É, portanto, excluir.

Palavras-chave: Escrita. Alfabetização. Adequação. Heterogeneidade. Variação linguística.

Biografia do Autor

Stefânia Nunes de Sousa, Centro Universitário de Mineiros/Brasil

Graduada em Pedagogia pela Unifimes - Centro Universitário de Mineiros-GO

Publicado
26-12-2019