Diálogos sucessivos e ensino por projeto: análise comparativa de estratégias de ensino nas aulas de língua inglesa

  • Leticia Maria dos Santos Grangeiro Instituto Federal do Amapá/Brasil
  • José Claudio Del Pino Univates/Brasil
  • Marli Teresinha Quartieri Univates/Brasil
  • Miriam Marchi Univates/Brasil

Resumo

O presente estudo trata da utilização das estratégias de ensino Diálogos Sucessivos e Ensino por Projetos ao fazer uma análise comparativa e apresentar os resultados e impressões obtidas com as estratégias desenvolvidas. Tais estratégias foram realizadas no Instituto Federal do Amapá - campus Santana, envolvendo a turma de 1º ano do ensino médio integrado ao técnico do curso de Comércio Exterior. As estratégias foram desenvolvidas em momentos distintos no decorrer do primeiro semestre do ano de 2017, apontando resultados significativos, principalmente, no que diz respeito a interação social e acadêmica com os alunos e professores, sinalizando a possibilidade de impactar nos demais ramos da vida escolar do educando. A utilização das estratégias se constitui como uma forma de envolver os alunos em disciplinas que, muitas vezes, consideram menos atraentes, com o objetivo de modificar a percepção da turma sobre determinado conteúdo, que pode ser considerado difícil e acaba por se tornar um mero decorar de fórmulas e conceitos.

Referências

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2010. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em: 20 Jan 2017.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias e a promoção da autonomia de estudantes. Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, Paraná, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan/jun. 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326>. Acesso em: 30 abril 2017.

LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004. cap.8. Disponivel em: <https://www.univates.br/virtual/pluginfile.php/869236/mod_resource/content/0/Lowman_2004_cap_8.pdf>. Acesso em: 30 abril 2017.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. p. 85-139. Disponível em: <https://www.univates.br/virtual/pluginfile.php/869230/mod_resource/content/0/Texto_masetto.pdf >. Acesso em: Acesso em: 30 abril 2017.

Mostra Cultural. Produção: Gustavo Lazamé Rodrigues. Santana, 2017. Disponível em <https://www.facebook.com/gustavo.lazame/videos/968153659994369/>. Acesso em: 17 maio 2017.

Publicado
12-03-2019