https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/issue/feedRevista Educação, Psicologia e Interfaces2024-10-29T22:21:01-03:00Ademar de Sousa Santoseducacaoepsicologiaemnuvens@gmail.comOpen Journal Systems<p> A <em><strong>Revista Educação, Psicologia e Interfaces</strong> ( ISSN 2594-5343) </em><em> </em><em> </em>é um periódico científico eletrônico com edição semestral e publicação de artigos em FLUXO CONTÍNUO, sem fins lucrativos, que tem a função de socializar as pesquisas e experiências de pesquisadores realizadas em diferentes localidades. Assim, tem como objetivo principal contribuir com a difusão de conhecimentos, sobretudo da Educação, Psicologia e de suas áreas de interfaces, sobretudo, divulgar resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação. </p>https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/514LEI Nº 10. 639/03 E RACISMO ESTRUTURAL NAS ESCOLAS2024-10-29T22:21:01-03:00Valdimar Cruz Felício valdimarfelicio@academico.unifimes.edu.brMarcelo Máximo Purificaçãomaximo@unifimes.edu.br<p>O presente estudo visa analisar e verificar a aplicabilidade da Lei n.º 10.639/03 nas instituições de ensino, bem como sua viabilidade para combater o Racismo Estrutural. Essa lei estabelece a obrigatoriedade de inclusão da temática da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da Rede de Ensino. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, abrangendo autores que abordam tanto a Lei em si quanto o tema do Racismo e da Cultura Afro no Brasil. Inicialmente, foi promovida uma análise histórica sobre a possível origem do racismo no país, bem como o modo como a identidade e os valores culturais são perpetuados nas instituições educacionais. Em seguida, examinou-se a base legal e sua aplicação para superar barreiras. Posteriormente, foi feita uma análise mais objetiva da referida Lei, com intuito de identificar eventuais obstáculos para a sua efetivação. Por fim, foram apresentados dados que retratam a realidade dos negros no Brasil, assim como dois relatos de casos que ilustram o persistente preconceito racial e a falta de igualdade de oportunidades.</p>2024-06-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação, Psicologia e Interfaceshttps://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/515AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE LÍQUIDA2024-10-29T22:20:54-03:00Talita Jacinto de Castro Lopes talitajacinto@aluno.facmais.edu.brMarcelo Máximo Purificaçãomaximo@unifimes.edu.br<p>Neste artigo exploramos os principais conceitos associados à “Modernidade Líquida” como: emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade, bem como o significado de “derretimento dos sólidos”. Fizemos uma análise sucinta sobre quem foi Zygmunt Bauman, nacionalidade, influência, histórico, fases. Também embarcamos na tentativa de diferenciar modernidade sólida e líquida através dos conceitos de Bauman e por fim analisamos as finalidades da escola, segundo a Lei de diretrizes e bases da educação nacional, Lei nº 9.394/1996, tendo como plano de fundo os conceitos do livro Modernidade Líquida.</p>2024-07-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação, Psicologia e Interfaces